O Vício do Poker

O vício que pode ser benéfico à saúde... da carteira.

Call ou fold? (com resultados)

Estas duas mãos surgiram-me ontem nos $2,50-180man. Qual a jogada correcta?
Depois actualizo e ponho os resultados.

Mão 1:http://weaktight.com/3740482

Estavam 16 jogadores em jogo, portanto já estava ITM e a um passo de entrar na Final Table (onde estão os prémios que realmente interessam).
EDIT: como já expliquei no comentário, acho que o CO está a fazer push com um range alargado de mãos e o BTN acaba por querer isolar sabendo disso. Portanto, com a stack que tenho, deduzindo a SB que acabei de pagar, e considerando que a mão não é má de todo, penso que tenho de arriscar para tentar o acesso à Final Table (do 16º ao 10º todos ganham o mesmo... uma miséria). Como se pode ver, estou bem à frente do CO, embora numa corrida contra o BTN, que acabo por perder injustamente... mas acontece (big stack wins) :D

No Limit Holdem Tournament • 8 Players • PokerStars
$2.28+$0.22

UTG11,213
UTG+12,310
MP18,205
MP28,243
CO (VPIP: 18, PFR: 18, 3B: 11)5,020
BTN (VPIP: 20, PFR: 20, 3B: 10)20,890
Hero (SB)7,315
BB9,532

Blinds 600/1,200 Ante 125

  • Pre-Flop (2,800, 8 players)Hero is SB
  • d9 h9
4 folds, CO goes all-in 4,895, BTN goes all-in 20,765, hpereira goes all-in 6,590, 1 fold
  • Flop (35,050, 3 players, 3 all-in)
  • s6 h5 d6
  • Turn (35,050, 3 players, 3 all-in)
  • h2
  • River (35,050, 3 players, 3 all-in)
  • hT
  • Final Pot: 35,050
  • CO shows two pair, Sevens and Sixes) (17%
  • d7c7
  • BTN shows three of a kind, Sixes) (28%
  • c6cA
  • hpereira shows two pair, Nines and Sixes) (55%
  • d9h9
  • BTN wins 35,050 (net +14,160)
  • CO lost 5,020
  • hpereira lost 7,315



Mão 2:http://weaktight.com/3740503

Estávamos ainda 31 jogadores em jogo, portanto a jogar a fase pré-bubble, uma vez que paga apenas a 18. Estou mais ou menos confortável em fichas, mas sem garantia ainda de ITM ou Final Table.
EDIT: Aqui o meu call foi um grande erro e penso que se deveu a uma parte de tilt, juntamente com situações que tinham ocorrido antes com o senhor que está em UTG+1, pois já o tinha visto raisar e isolar com mãos bem piores (mas até um donk acorda de vez em quando com AA). eheh
Com a minha stack e depois dos early pushes devia, como o ninesoup disse e bem, foldar contente.

No Limit Holdem Tournament • 8 Players • PokerStars
$2.28+$0.22

UTG (VPIP: 13, PFR: 13, 3B: 0)5,806
UTG+1 (VPIP: 24, PFR: 24, 3B: 20)10,025
MP118,697
Hero (MP2)13,375
CO9,416
BTN18,026
SB10,120
BB6,693

Blinds 400/800 Ante 75

  • Pre-Flop (1,800, 8 players)Hero is MP2
  • dJ cJ
UTG goes all-in 5,731, UTG+1 goes all-in 9,950, 1 fold, hpereira goes all-in 13,300, 4 folds
  • Flop (30,781, 3 players, 3 all-in)
  • cQ dT s5
  • Turn (30,781, 3 players, 3 all-in)
  • d6
  • River (30,781, 3 players, 3 all-in)
  • sQ
  • Final Pot: 30,781
  • UTG shows a pair of Queens
  • cAcK
  • UTG+1 shows two pair, Aces and Queens
  • hAsA
  • hpereira shows two pair, Queens and Jacks
  • dJcJ
  • UTG+1 wins 27,431 (net +17,406)
  • hpereira collects 3,350 (net -10,025)
  • UTG lost 5,806

9 comentários:

  1. 1ª Mão tendo em conta o tamanho da ante e blinds e a tua stack estavas numa zona critica... é um call difícil pq de certeza que estrias contra 4 overcards, a tua esperança é que não existissem pares e as mãos dos adversários fossem iguais. Contudo se foldasses, terias que ir all in nas próximas jogadas... Sinceramente eu fazia o call.

    Na 2ª Mão para mim a decisão não seria dificil. Novamente tendo em conta a tua stack, as blinds e as BBs estás numa zona confortável... não precisas de arriscar, Já que o JJ é mais um par intermédio e não uma mão assim tão forte... Para mim fold claro...

    Contudo estes torneios são turbos... e eu não estou habituado a jogar esse tipo de torneios, não ficava chocado se alguém disse-se que a melhor jogada seria call nas duas situações...

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Thundertrina, obrigado pelos teus comentários.

    Concordo com a tua análise e na 1ª mão nem pensei muito, de facto, e dei call.

    Na 2ª mão, pensei, pensei e acabei por dar call com o intuito de "jogar para ganhar"!

    Não tenho SNG Wizard, por isso não sei se o call é EV+, mas realmente estou confortável e não precisava de arriscar correr contra 2 jogadores.

    Muitas vezes, o problemas de "jogar para ganhar" é fazer calls que nos fazem perder LOL

    ResponderEliminar
  3. Foldo as duas.

    Na 1ª a tua equity contra os dois só será boa se eles tiverem 99-. Como isso não vai acontecer muitas vezes, prefiro foldar e encostar no botão o range de shove que normalmente utilizas.

    Na 2ª, o UTG encosta e o UTG+1 isola. Ou seja, o range de shove do UTG+1 será sempre 99+, AT+ ? Logo só contra 4 das muitas combinações de mãos que ele tem é que tás à frente e as outras tás a flipar. Prefiro foldar ;)

    É a minha opinião e não tenho certezas de estar correcta.

    Abraço e obrigado pelo comentário no blog.

    ResponderEliminar
  4. O jogar para ganhar é muito relativo :) Eu tenho a sensação que ganho mais quando foldo este tipo de mãos do que quando estou a jogar agressivo a tentar extrair fichas à força.

    Quantas vezes estamos nessa fase do bubble a jogar ali com a corda na garganta à espera da melhor mão e de repente em duas ou tres jogadas estamos lá em cima :)

    Mas também custa quando estamos com a melhor mão e de repente levamos uma bad beat que nos mete dali para fora...

    O que importa é nunca entrar em tilt(eu estou anos luz de disso :)) e tentar sempre jogar o nosso melhor analisando onde ficamos se perdemos a mão, se a ganhamos onde ficamos, Se vale a pena arriscar nessa fase...



    Abraços

    ResponderEliminar
  5. 4lk4line,

    É uma estratégia, e normalmente eu tento fazer isso, a questão é que para isso resultar tens de esperar que foldem todos até ti. E isso depende muito da mesa. E de quantas fichas as blinds tem, se a stack deles for muito superior à tua, a probabilidade de fazer um call ao teu allin é grande.

    Mas agora a sério, tens de começar a dar um coach ao pessoal para ver se também ganhamos alguma coisa :) Parabéns pelos resultados.

    E porra perdeste o iphone??? isso foi desculpa para comprares a versão 4? ;)

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Thunder, já era o 4 :D e sim, obvio que só encosto se foldarem todos até mim.

    ResponderEliminar
  7. a 2ª e' relativamente mais facil, dou fold contente... a 1ª depende de quem sao os jogadores, se sao regs ou randoms, se teem noçao de ICM ou nao, se a blind esta a 1min de subir ou n... e a tua equity n e' so boa vs 99-, a tua equity e' bastante boa vs AX+, 22+, KT+,QT+,JT, ou seja um range muito alargado de maos, se o 1º n esta a empurrar any two e' perto disso.. mas la esta, e bastante close imo, vai depender sempre de quem sao os jogadores...

    ResponderEliminar
  8. 4lk4line e ninesoup

    Obrigado pelos vossos comentários!

    Na 1ª mão, acho que tenho de dar sempre call. Se foldar fico com 6700 fichas com blinds a 800/1600 e não me posso dar ao luxo de abandonar uma mão destas, à espera de fazer push a seguir no BTN (que teria de ser praticamente any 2). Para além disso, o range de push do CO é alargadíssimo (com aquela stack e uma vez que rodou em fold até ele). A única coisa que preocupa é o BTN, mas mais uma vez penso que o range dele para isolar ali deve ser algo do tipo 66+, AT+, sabendo ele que o range de push do CO é praticamente any 2.

    Quanto à 2ª mão, o fold é consensual, quer pelo tamanho da minha stack, quer pelos vilões raisarem UTG, quer pelas stats. Se bem que ali o UTG está sob pressão e terá (supostamente) um range mais alargado que o UTG+1, que ao isolar assim em early position, terá supostamente um range mais apertado... se bem que com 24% de VPIP e 20% de 3Bet, pode estar a inventar. :D

    O que é certo é que os stats dos jogadores não são muito fiáveis, pois correspondem apenas a umas 50 mãos, mas dá para ter uma ideia.

    Vou editar e colocar os resultados...

    ResponderEliminar
  9. downswings sao comuns downswings de 100bi's... tens de te habituar a elas e aprender a conviver o melhor possivel com elas, n deixes q afecte o teu jogo pois se estiveres a fazer as coisas bem a variancia positiva compensara'...se precisares d alguma coisa q possa ajudar adiciona o meu skype: ninesoup. abraço e boa sorte:)

    ResponderEliminar