O Vício do Poker

O vício que pode ser benéfico à saúde... da carteira.

Replay da Mesa Final

Mais uma Final Table no $2,50-180man e com uma particularidade: começámos todos praticamente com as mesmas fichas, o que é raro acontecer.

Os jogadores pareciam competentes (uns mais que outros) e com algumas noções de ICM (pelo menos, aparentemente).

Foram 52 mãos jogadas, onde acho que joguei bem e para ganhar. Foi esperar pelos momentos e mãos certas e arrecadar os $123,19 do 1º lugar. Tal e qual um STT...

Deixo aqui o replay da Mesa Final, onde podem avançar (botão "Next") até às mãos cruciais:



Mão 9: Um fold que quer pelas stats, quer pelo shove, quer pela minha stack, considero bom. Penso que aqui vou estar muitas vezes num coinflip e arrisco ser eliminado muito cedo.

Mão 10: ICM Shove no BTN, penso que standard, tendo em conta os stats tight dos blinds. No entanto, o BB dá call com uma mão dominada e eu acabo por dobrar, passando para 1º em fichas.

Mão 28: Mão decisiva!! Damas seguram-se e ganho um pote de 105.000 fichas. Aqui senti que o torneio estava no papo.

Mão 30: Após o all-in, raiso para isolar e correr somente contra 1 jogador. Não bate o Ás e elimino mais um, consolidando a liderança do torneio.

Mão 34: Call muito mau. Só dei mesmo o call, porque achei que ele ali faz aquele movimento com any two (não me enganei) e ainda tenho stack para aguentar esta bicada, mas a minha mão não tem muita força... definitivamente devia ter foldado.

Mão 35: Call de metade da minha stack, mas estou à frente, numa espécie de 70-30. o AK segura-se e ficamos apenas 3 em jogo.

Mão 40: Call fácil perante as stats do jogador, que está constantemente a ir all-in. Aqui estou novamente numa situação de coinflip, mas ganhando fico Heads-Up. E é o que acontece...

Mão 41: Logo a seguir, a 1º mão do Heads-Up é a mesma e não hesito em dar call de 1/4 da minha stack. Sei que vou entrar numa corrida, mas se ganho, tenho garantido o 1º prémio. Se perco, ainda fico com mais fichas que o adversário e é o que acontece.

Após mais 11 mãos, ganho o Heads-Up e arrecado o 1º lugar!

8 comentários:

  1. excelente post! sem querer ser critico, penso que so nao faria call com o 55 quando estao 3handed, pois estava bastante confortavel, e mesmo que os outros 2 jogadores se eliminassem, ficarias com mais fichas, sendo que se perdesses esse flip, ficarias em 2º em fichas e a precisar sempre de dobrar para ganhares o torneio. nao sei se isto faz muito sentido mas é o que eu penso, apesar de nessa situaçao, o adversario ser muito loose neste spot, e dando-lhe um range de 50%, a tua equity seria 55%-45%, o que penso nao ser suficiente para arriscares ai a perder a tua vantagem de fichas!
    Qualquer coisa adiciona no skype- Rudy_Player, podemos trocar umas opinioes ja que agr tb estou a jogar estes torneios!

    CumPzZ

    Rudy_player

    ResponderEliminar
  2. Rudy_Player, obrigado pelo comentário!

    A minha intenção com este post é precisamente que as jogadas sejam criticadas, até porque estou longe de saber tudo e gosto de aprender e evoluir.

    Por exemplo, houve ali uma jogada (Mão 3)que acabei por não realçar, mas que agora, depois de analisar friamente, vejo que cometi um erro... mas por acaso correu bem.

    Quanto à mão que indicas, de facto, com 55 estarei muitas vezes num coinflip (noutras até atrás) e estando eu com mais do dobro das fichas dos outros 2 adversários, podia deixá-los eliminarem-se um ao outro.

    Mas depois também há a questão do jogar para 1º lugar, que é o prémio que vale a pena. Como não arrisco a eliminação nesta jogada, não valerá a pena dar call, partindo para um HU com uma vantagem de 4 para 1 em fichas (o que me dá praticamente o 1º prémio)?

    Nesse momento, a decisão a tomar deverá ser ChipEV ou $EV?

    É claro que podes contra-argumentar e dizer que ao perder esta jogada, também não garanto sequer os 2 primeiros prémios, uma vez que perco a liderança e fico com pouco mais de 10BBs....

    Vou adicionar-te no skype!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. 3 - Std shove (2/3 <10bbs)
    9 - Std call
    12 - Nesta fase so tens dois movimentos, push ou fold.. neste caso std shove
    28 - Longe de estar no papo!
    34 - concordo
    40 - nao e' ser coinflip ou nao que esta' em causa, e' a tua equity contra o range dele!


    vi so a olho nu, n fui ver os spots mais closes, ja agr deixo te um conselho, tens de te guiar pelas stacks efectivas, nao os estas a fazer, qnd tens dois jogadores com 10bbs mas tu tens 15, de facto so tens 10bbs de stack efectiva e e' isso q conta, n podes tar a abrir 3x c a malta toda <10bbs, apenas shova. facilitas em muito as tuas decisoes, arranja o sng power tools e experimenta varios cenarios, e testa os ranges c e sem Minimum edge, lembra.te q a sorte e' aleatoria mas podemo nos por mais a jeito q os outros de a receber, entao, passa alguns edges pequenos q te aparecem ao longo do torneio pq maiores virao, evita spots mto close onde a area cizenta e' grande e n podes concluir q aquele villain vai shovar aquele range ali com consistencia.. gl abraço

    ResponderEliminar
  4. Ninesoup, obrigado pelo comentário!

    Só a mão 12 é que não percebo como é std shove... com 4 gajos para falar ainda, e com K5o, vou mais inclinado para o fold. Bem, tenho mesmo de arranjar um programa de análise de cenários, que não tenho nenhum. Concordo quando dizes que não posso estar a raisar perante adversários com 10bbs, até porque depois do raise, nunca vou foldar a shove.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. AH sim, na mão 16 de facto tens razão... Qd faço aquele raise, não tou a pensar foldar e devia ter metido todas.

    Obrigado pelo feedback!

    ResponderEliminar
  6. Mão 31 - Quando vi esta mão pareceu-me que com KJo contra o shove do short com 5,5bb´s estarias à frente do range dele ... o que se confirmou quando pagaste o shove do mesmo na mão 34 e ele apresentou Q10o ... por isso axo k o isolava com o KJo ... a não ser que o BB tivesse stats mt LAG e/ou o short stats mt tight.

    Axo também que devias ajustar o raise sempre para 2,5x ... especialmente quando pensas em fazer raise/fold ... o que me parece ser a tua ideia uma vez que não shovas directo contra stacks efectivas de 10 bb´s.

    De resto td std ... não tiveste de tomar decisões complicadas pós-flop ... no HU impec ... deves andar a treinar com algum jogador mt bom!!! :D

    ResponderEliminar
  7. Peter,

    Obrigado pelo comentário! De facto nessa mão 31, devia ter dado call. Ele ali tem um range de praticamente any2... acho que estava à espera que o BB pagasse aquilo e não estive para desperdiçar fichas.

    Se calhar foi precisamente por isso que acabei por dar call na mão 34... por já estar farto daqueles all-ins. :D

    Ya.. o HU também não foi muito complicado, mas espero que sirva de treino para te arrumar nuns quantos. eheh

    Abraço!

    ResponderEliminar